SOCIALTRIZ_blog-Como-tirar-a-sua-empresa-da-crise-em-5-passos-práticos

A crise econômica afetou mercados e setores de diferentes atividades. Os negócios considerados disruptivos, alguns deles, dificilmente saíram do papel pela falta de estrutura financeira ou carência emocional na incerteza do sucesso.

No entanto, algumas empresas andaram na contra-mão da economia brasileira, com crescimentos acima do seu mercado, se destacando, investindo em marketing, inovação e desenvolvimento pessoal. Podemos citar alguns dos nossos clientes e a própria Socialtriz, que cresceu no meio das incertezas e se posicionando em um mercado desacreditado pelos empresários.

Você deve estar se perguntando: Qual o segredo? Por que algumas empresas conseguem e outras não?

Com base em nossa trajetória, pesquisas, planejando e operação de perto, os nossos clientes mais realizadores, ou seja, os #sanguenozoio, conseguiram chegar a cinco elementos decisivos e práticos para sair do comodismo, fazer acontecer e dar a volta por cima.

Você precisa aprender quais são eles.

1) Desenvolva uma compreensão objetiva e clara da sua empresa

Em vez de perder tempo ou esperar as coisas mudarem, faça o que as pessoas não fariam. Seja ambicioso e não deixe o medo te paralisar. Esteja preparado antes da sua volta!

2) Redefina o foco estratégico sempre

O seu planejamento estratégico que você consulta anualmente não deve ser imutável. Mude, revise, priorize. Avalie demanda por produtos/ serviços e veja quais lhe oferecem melhores margens. Reduza as escolhas do seu público-alvo, mas em hipótese alguma, afete a qualidade para descontar no preço.

3) Reestruture e reduza custos operacionais

Segundo Vilfredo Pareto, 80% dos seus resultados provém de 20% dos seus esforços. Entre em super foco com suas atividades e com as da sua equipe.

4) Construa a cultura correta

Uma empresa sem propósito, sem branding, sem um norte, não sobrevive a uma crise e tampouco consegue se reerguer. Na Socialtriz, temos um Culture Code muito forte, inclusive, você pode ler um pouco sobre cultura de empresas clicando aqui.  

5) Invista em planejamento estratégico de longo prazo

Ganhos imediatos não funcionam. Trabalhe com eficiência no treinamento dos seus colaboradores para que exista sustento no futuro. Garanta que todos tenham o mesmo objetivo.

Se você tiver alguma dica, passe para nós, vamos compartilhar experiências!

Compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on Pinterest