Seu E-commerce deve ser projetado como uma casa!

“É muito difícil vender online”. “Para vender online, é só ter uma plataforma”. “É só colocar os produtos lá e deixar vender”. “Ou você tem uma loja física ou uma virtual, as duas não dá”.

Qual desses mitos você já ouviu? Acreditamos que todos!

E quando o assunto é loja virtual, em qual desses itens você se encaixa?

Não consegue montar seu e-commerce?
– Tem prejuízo?
Não sabe por onde começar?
– Falta de conhecimento técnico?
– Falta de conhecimento do mercado?
– Está travado por influência de outras pessoas sem sucesso?
– Não tem tempo para estudar e melhorar a sua gestão?

Junto com essas perguntas, surgem outras dores que todo mundo que empreende online tem, como o medo de fechar as portas, não saber como aumentar as vendas, não possuir um fluxo de caixa para pagar as contas, não ter total controle do seu negócio, entre outras.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, mais de 40% das lojas virtuais brasileiras estão no prejuízo, ou seja, não vendem absolutamente nada na internet.

Como dissemos anteriormente, existem muitos mitos sobre o varejo online e o que nós particularmente mais gostamos é “Basta ter uma plataforma”.

Por conta desse mito, gostaria de propor a seguinte brincadeira: vou convidar você para construir uma casa agora. Vamos lá?

Construir ou alugar uma casa é um processo trabalhoso e, quando levamos essa questão para o mundo online e para a criação de uma loja virtual, surge a primeira questão.

INVESTIMENTO

Quanto custará para construir minha casa? Terreno, pedreiro, materiais, decoração, móveis, acabamento, entre outras necessidades.

Para abrir sua loja, você precisa saber quanto custará para investir em plataforma, programação, produtos, tráfego e muito mais!

Muita gente entra no mundo dos negócios sem ter um plano de investimento inicial e, por isso, acaba fechando as portas logo no primeiro ano porque não vendeu nada – lembra do dado acima?

Então, antes de entrar de cabeça na internet, crie um checklist – aqui você pode ter acesso ao nosso com tudo que você precisa para colocar seu e-commerce no ar.

Nesta etapa, você tem apenas uma ideia, mas se ela for colocada em prática sem uma estimativa de custos, sinto muito lhe dizer: você está brincando com fogo.

Agora que você já sabe os custos da sua construção, vamos para a próxima etapa. Planejar!

Onde vou construir? Tenho um terreno? Vou comprar um? Vou construir em terreno alugado? Vou apenas alugar?

Repare que essas perguntas são extremamente importantes para seu futuro. Já pensou se você constrói em um terreno alugado e futuramente, por conta de diversos fatores, você precisa sair desse lugar?

Isso vale para a loja virtual e escolha da plataforma. Você tem várias opções no mercado como própria, alugada, plataformas prontas com módulos disponíveis para uso, entre outros.

Devido a essa diversidade, você terá que fazer algumas escolhas.

“Sou um bom pedreiro e posso construir minha casa sozinho”! Então vá de plataforma própria. Faça a fundação, erga o alicerce e seja feliz!

“Não sei construir, vou alugar uma casa e fazer uma parceria com um pedreiro que se compromete todo mês a fazer os reparos necessários”. Opte pela SAAS (Software As A Service). Assim, com um valor pago mensalmente, você terá suporte sempre que precisar. Elas ficam responsáveis por fazer a manutenção dos serviços e deixar a casa em ordem.

“Tenho algum conhecimento e consigo fazer por conta própria alguns reparos futuros, mas antes preciso que alguém construa a casa”! Vá de Open Source, desta forma, você, por conta própria, fará as melhorias e implementações, sem depender de um “pedreiro/programador”.

O importante aqui é analisar quais são suas habilidades porque ninguém sabe tudo neste mundo. Você pode ser um bom pedreiro/programador e, em contrapartida, não é um bom arquiteto/designer. Uma casa bem construída sem decoração pode parecer estranha. Já uma casa mal feita com uma decoração impecável, corre o risco de desabar.

Liste suas qualificações profissionais, elas vão dizer para onde você vai!

Passada a etapa da construção, você precisa decorar sua casa, não é mesmo?

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“O que vou colocar na minha casa? O que vai dentro dela? Sofá, cama, armário, televisão.”

No seu e-Commerce, o processo é o mesmo. Você precisa cadastrar os produtos, configurar a plataforma, integrar ferramentas e agregar muito mais serviços para que ela fique pronta para uso!

ROTINA DE PEDIDOS

Sua casa está decorada, você vai morar nela e, diariamente, terá tarefas a executar, como arrumar a cama, tirar o lixo, lavar a louça e muitos outros processos que se não executados, podem deixar sua casa em péssimo estado. Fique 5 dias sem tirar o lixo. Tenha certeza que o cheiro ficará insuportável e os seus vizinhos irão reclamar.

O que isso tem a ver com loja virtual? Fique 5 dias sem enviar o pedido, seu cliente com certeza vai reclamar!

Fazer a gestão diária dos pedidos do seu e-Commerce, criar uma rotina e usar ferramentas que agilizem seu processo, são ações fundamentais para seu sucesso.

Se você for o único colaborador do seu negócio, sua obrigação é fazer tudo isso de forma organizada. Você não pode, de forma alguma, travar seu negócio.

PÚBLICO

Agora que você construiu sua casa, você merece chamar os amigos para um churrasco, afinal, você não investiu uma grande quantia para que ninguém a veja, não é mesmo?

Com seu e-commerce, o processo é o mesmo. Não adianta ter a melhor loja, com os melhores produtos, preços, fotos, condições de pagamento, se ninguém conhece.

Você precisa chamar seus amigos e ter na sua casa quem de fato é relevante e importante. Por isso, divulgar sua loja não é para qualquer um, mas para o seu público-alvo.

Uma visita que não agrega nada à sua casa, não tem um porquê de ser convidada. Para o tráfego e captação de pessoas, a lógica é a mesma. Se um público não tem relação com sua persona e objetivos de negócio, por que está indo para seu site?

ANÁLISE

Depois que seus amigos vão embora, você percebe que precisa mudar algumas coisas.

Faltou um copo, alguém não se sentiu confortável na cadeira ou sofá, o som ambiente não proporcionou uma experiência agradável e você vai tirando suas conclusões com base na visita dos seus amigos.

Em um e-Commerce, o processo é o mesmo. Conforme você vai gerando volume, ou seja, mandando clientes potenciais para seu e-Commerce, você precisa analisar o comportamento deles.

Você precisa entender como ele se comporta no carrinho de compras, na página do produto, na escolha do pagamento, em sua navegação e muito mais.

Esse procedimento fará com que você tenha indicadores para aplicar melhorias em processos que não vão bem. Muitos deles podem causar um grande impacto nas suas estratégias comerciais.

FAZENDO ACONTECER

Com todos os feedbacks dos seus amigos, você começa a agir. Muda o sofá de lugar, cuida do som que não agradou, faz toda a lição de casa visando uma experiência melhor para novos visitantes e principalmente, para pessoas que já foram à sua casa.

Você deve fazer o mesmo para sua loja virtual. Uma vez que você coletou pontos de melhorias, é necessário colocar em prática.

Ao analisar, coletar e descobrir o que precisa ser feito, se você não executar, está deixando dinheiro na mesa e prejudicando seu negócio.

Nunca se esqueça que esse processo é um looping e consiste em: gerar, coletar, analisar, executar.

Agora que você mora na sua casa, precisa mantê-la em constante melhoria, fazer reparos e buscar evolução. Quando ela ficar pequena, você precisará mudar para outra.

Para o seu negócio, o processo é o mesmo. Sempre – todo dia, você terá que fazer algo para ele, estudar, solucionar problemas com site, clientes, cadastros, vender, gerar nota, divulgar, otimizar a conversão e muito mais.

Por isso, fuja do mito que é só ter uma plataforma e pronto!

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