SOCIALTRIZ_rock-in-rioImagine que seu e-Commerce é um festival, como por exemplo, o Rock In Rio, um dos eventos musicais mais conhecidos em todo o mundo. Vamos utilizá-lo como exemplo e inspiração para pensarmos estrategicamente na divulgação e marketing do seu e-Commerce.

Para começar, o marketing não é apenas digital, ele também é offline. Lembre-se que estamos vendendo para pessoas e elas têm vida fora do mundo online.

Google Ads

É uma plataforma de anúncios do Google. Sabe aquele momento que você vai pesquisar no Google e aparecem os primeiros links em destaque? Isso é um anúncio do Google Ads.

Neste formato de divulgação, você investe em palavras-chave que o seu público utiliza na hora de realizar uma busca e o seu anúncio será a primeira coisa que ele verá .

Para sua loja, entender como o cliente faz a busca é fundamental para que você obtenha  resultados consistentes neste canal de atração.

Utilizar a própria barra de busca do Google e analisar os termos sugeridos é uma excelente tática para ter insights sobre o que os clientes procuram a respeito de determinado assunto.

Outra pesquisa que você pode fazer é dentro do planejador de palavras-chave do Google Ads. Nesta ferramenta, você terá informações das palavras, volume de busca, custo de cada uma, enfim, uma série de informações relevantes para usar em sua campanha.

Neste exemplo, empresas que vendem ingressos para o Rock In Rio utilizaram o termo de pesquisa para alavancar suas vendas.

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Fonte: Google

Marketplace

Para quem está começando, o maior desafio é fazer com que a loja seja conhecida.

Ao se aliar com grandes players do mercado, como por exemplo Lojas Americanas, Submarino, Magazine Luiza, entre outros, você aproveita o tráfego desses sites para expor e vender seus produtos.

Em troca dessa exposição, você fornece uma porcentagem da venda para esses sites e, convenhamos, nada mais justo, não é mesmo? Afinal, você está usando a tecnologia deles, sistema, métodos de pagamento e muito mais.

Inserir seus produtos para venda nesses grandes portais é um método de vendas chamado “Marketplace”.

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Como você pode ver neste exemplo, uma loja virtual está expondo produtos do Rock In Rio em um grande site, com isso, ele consegue atingir mais pessoas usando o fluxo de usuários que navegam por ali.

Fonte: Lojas Americanas

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Parcerias

Uma outra possibilidade é realizar parcerias com marcas que possam agregar valor ao seu produto. No caso do Rock In Rio, é um festival realizado no Rio de Janeiro e muitas pessoas moram fora da cidade. Por que não fazer uma promoção/parceria com uma agência de viagens?

Além de você divulgar o seu produto nos canais do parceiro, ainda demonstra carinho pelo seu público, pois quer beneficiar a sua compra e facilitar o acesso ao festival.

Mas pense e pesquise muito antes de apresentar uma parceria. Veja quais marcas fazem parte do seu propósito e essência, e como essa parceria pode ser vantajosa para ambas as partes. Além disso, veja se o público do parceiro se interessaria pelo seu produto e vice-versa. Aqui também funcionam parcerias com influencers, atores, cantores, entre outros.

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Fonte: CVC

Mídias Sociais

Aqui, deve-se analisar quais mídias o seu público usa. No caso do Rock In Rio, são: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Flickr e até mesmo, Spotify. Porém, não adianta estar nestes canais e não produzir conteúdos. Então, aqui vai uma dica: só tenha uma conta nas mídias sociais se realmente for utilizá-la. Caso contrário, o público pode te encontrar e  te seguir, mas nada acontece depois e isso não pega bem para a imagem da sua empresa, não é?

Vale ressaltar que as mídias sociais não são apenas vendas. São meios em que você pode se relacionar com seu público e, claro, oferecer conteúdos relevantes sobre o seu produto, como por exemplo: 10 maneiras de utilizar o “produto”, 5 erros que fazem diminuir a vida útil do “produto”, além de mostrar mais sobre a sua marca. Ah, cada mídia social tem uma linguagem, então, adapte o conteúdo para cada uma delas.

O Rock In Rio faz isso muito bem. No Instagram, podemos perceber o quanto eles gostam de mexer com a emoção que só o festival proporciona, por isso, muitas fotos e vídeos são produzidos. Isso é mais um ponto a se pensar: qual formato de conteúdo o seu público engaja mais? Para descobrir, é preciso fazer testes!

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Evento

Dentro do festival, há várias marcas que fazem a sua divulgação. E nos últimos tempos, as empresas têm pensado fora da caixa, que é oferecer experiência aos clientes. Assim fez o Doritos, com uma torre-elevador para aqueles que estavam curtindo o festival.

É como falamos no começo deste artigo, não é porque você vende online que não deve estar presente no marketing offline. Pesquise feiras que estão no mesmo segmento que o seu para que você possa se inspirar ou até mesmo se proponha a expor em eventos/festas, dependendo de qual for o seu produto.

Além disso, você também pode oferecer oficinas, ensinando maneiras/táticas de utilizar o seu produto de diferentes formas. Por exemplo, você vende camisetas. Assim, pode chamar uma blogueira do ramo de moda e chamá-la para dar uma oficina de customização ou combinar diferentes looks. Essa é uma das possibilidades diante de muitas.

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Fonte: Google Images.

Sabia que é possível fazer o seu cliente postar sobre você? O segredo é surpreender e fazer algo que ele não espera. No caso do Rock In Rio, a pessoa recebe seu ingresso de uma maneira muito inusitada, ao nível da grandiosidade do festival.

Percebam que o ingresso é uma pulseira que possui design e cores, além de ser acompanhado por uma caixa que pode ser utilizada depois – isso é ótimo, pois a marca estará ali e será lembrada o tempo todo. Isto pode ser inspirado para o seu e-Commerce – de que maneira o seu produto será enviado? Em qual embalagem? Haverá um brinde? Haverá uma carta/bilhete de agradecimento pela compra? São várias maneiras de agregar valor ao produto durante uma entrega.

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Fonte: Google Images.

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