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Ao entrar no mundo online, é fato que a concorrência aumenta e vem de todo o canto. Afinal, se antes você tinha apenas a disputa de uma ou duas lojas em seu bairro, agora você tem o mundo todo!

Segundo a PipeCandy – empresa que realiza estudos sobre o comércio eletrônico e suas tendências -, há entre 2 e 3 milhões de lojas virtuais pelo mundo (este dado exclui apenas a China). No Estados Unidos e Canadá são em torno de 1.3 milhões de lojas virtuais.

Já deu pra imaginar o tamanho da concorrência que você está enfrentando, não é mesmo?

Dentre esses concorrentes, temos gigantes empresas que estão nadando de braçada no comércio eletrônico, como a Amazon e o Aliexpress. Estas empresas possuem grande presença em muitos países e no Brasil não é diferente: a cada dia que passa, se tornam mais influentes em nosso consumo.

Não é à toa que, recentemente, a Amazon passou a Microsoft e se tornou a empresa mais valiosa do mundo!

Separamos algumas listas com dados dos sites mais acessados pelos brasileiros no final de dezembro de 2018. Dentre os picos de venda estão a Black Friday, Cyber Monday e o Natal.

Confira abaixo os sites mais acessados em diversas categorias.

Todos os sites mais acessados

SiteCategoria
1 – Mercadolivre.com.brCompras
2 – Americanas.com.brCompras
3 – MagazineLuiza.com.brCompras
4 – Submarino.com.brCompras
5 – CasasBahia.com.brCompras
6 – Netshoes.com.brCompras
7 – Aliexpress.comCompras
8 – Extra.com.brCompras
9 – Zattini.com.brCompras
10 – Amazon.com.brCompras
11 – Shoptime.com.brCompras
12 – PontoFrio.com.brCompras
13 – Elo7.com.brCompras
14 – Booking.comTravel
15 – Dafiti.com.brCompras
16 – Carrefour.com.brCompras
17 – Saraiva.com.brCompras
18 – Walmart.com.brCompras
19 – Amazon.comCompras
20 – Ifood.com.brServiços Online


Analisando a lista, é possível ver que existe um domínio dos e-commerces focados em venda de produtos/ mercadorias. Dentre os 20 mais acessados, apenas o Booking.com – que oferece passagens aéreas e o iFood – que possibilita pedir refeições pelo aplicativo, que destoam dessa categoria.

Em contrapartida, dentre os sites acessados, não é nenhuma novidade ver grandes players como B2W – que é responsável por lojas como Americanas.com., Submarino, Shoptime, CNOVA – que é responsável pelas empresas Ponto Frio, Extra e Casas Bahia e Grupo Netshoes, responsável pelo site Netshoes e Zattini, estarem à frente dos demais.

Esses players além de possuírem muitos anos de mercado, investem pesado em suas estratégias de marketing para estarem à frente de seus concorrentes.

Separamos mais dados, desta vez, segmentados por Categorias.

Sites de Compras Mais Acessados

Categoria Compras
SiteCategoria
1 – Mercadolivre.com.brCompras
2 – Americanas.com.brCompras
3 – MagazineLuiza.com.brCompras
4 – Submarino.com.brCompras
5 – CasasBahia.com.brCompras
6 – Netshoes.com.brCompras
7 – Aliexpress.comCompras
8 – Extra.com.brCompras
9 – Zattini.com.brCompras
10 – Amazon.com.brCompras
11 – Shoptime.com.brCompras
12 – PontoFrio.com.brCompras
13 – Elo7.com.brCompras
14 – Dafiti.com.brCompras
15 – Carrefour.com.brCompras
16 – Saraiva.com.brCompras
17 – Walmart.com.brCompras
18 – Amazon.comCompras
19 – Lojasrenner.com.brCompras
20 – Wish.comCompras


Sites de Viagens Mais Acessados

Categoria Viagens
SiteCategoria
1 – Booking.comViagem
2 – Latam.comViagem
3 – Decolar.comViagem
4 – Airbnb.com.brViagem
5 – Hotelurbano.comViagem
6 – Voeazul.com.brViagem
7 – Clickbus.com.brViagem
8 – VoeGol.com.brViagem
9 – Maxmilhas.com.brViagem
10 – Cvc.com.brViagem
11 – Smiles.com.brViagem
12 – Hoteis.comViagem
13 – Expedia.com.brViagem
14 – Aluguetemporada.com.brViagem
15 – Submarinoviagens.com.brViagem
16 – Hotels.comViagem
17 – Homeaway.comViagem
18 – Avianca.com.brViagem
19 – Lan.comViagem
20 – Despegar.comViagem


Sites de Serviços Online Mais Acessados

Categoria Serviços Online
SiteCategoria
1 – Ifood.com.brServiços Online
2 – PeixeUrbano.com.brServiços Online
3 – Ingresso.comServiços Online
4 – Groupon.com.brServiços Online
5 – Recargapay.com.brServiços Online
6 – Phooto.com.brServiços Online
7 – Nicephotos.com.brServiços Online
8 – Ubereats.comServiços Online
9 – Ingressorapido.com.brServiços Online
10 – Rappi.com.brServiços Online
11 – Glovoapp.comServiços Online
12 – Ticketsforfun.com.brServiços Online
13 – Giulianaflores.com.brServiços Online
14 – Glambox.com.brServiços Online
15 – Dominos.com.brServiços Online
16 – Blueticket.com.brServiços Online
17 – Viator.comServiços Online
18 – Bilheteriadigital.comServiços Online
19 – Futebolcard.comServiços Online
20 – Digipix.com.brServiços Online


Como fugir da concorrência de grandes players?

Como você pôde notar, uma grande parcela dos primeiros sites mais acessados pertencem a grandes players e nadar junto aos tubarões, nível a nível, não é para qualquer um!

Por isso, nosso conselho para quem busca criar uma loja online e entrar de vez neste mercado, ampliando ainda mais seus pontos de contato.  

Aqui vai algumas dicas:

Foque em um nicho!

É sempre bom lembrar que antes de vender você precisa solucionar o problema do seu cliente, pois um produto que não soluciona um problema não precisa ser comprado. Não vamos entrar a fundo neste assunto.  Estamos supondo que você já sabe o que irá vender.

Ao escolher um nicho de mercado específico, você tem a possibilidade de ofertar produtos e serviços a um grupo exclusivo de pessoas e, com isso, suas ações estratégicas se tornam melhores.

Ofertar uma grande variedade de produtos, sem dúvida alguma, aumentará suas possibilidades de gerar mais vendas, mas não se esqueça: quanto mais produtos você tem, maior a chance de terem outras lojas vendendo o mesmo produto que você, ou seja, maior o seu nível de concorrência.

Grandes players investem em tráfego, pegam pesado nos preços. Você está preparado para essa competição? Você tem margem para oferecer um preço baixo sem prejudicar o seu caixa?

Reflita um pouco e repare que com três simples perguntas, você pode decidir seu caminho no e-commerce.

Voltando aos nichos, listamos alguns benefícios pelos quais você pode se dar bem decidindo focar:

  • Menos concorrência de grandes players;
  • Possibilita um maior valor agregado ao produto;
  • Chance de ser um líder em um segmento inexplorado;
  • Possibilita um atendimento personalizado;
  • Trabalhar com estoque vertical de produtos.

Se você ainda não fez o seu planejamento para abertura do seu e-commerce, dê uma atenção especial a escolha do nicho, ela tem impacto em toda sua gestão e pode ser o grande indicador de sucesso da sua loja virtual.

E não se esqueça de buscar sempre um diferencial, como vimos neste artigo, há milhares de lojas pelo mundo, não seja apenas mais uma!

Fonte de informações: http://blog.pipecandy.com/e-commerce-companies-market-size/ e https://ecommercebrasil.com.br

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